O governador Gladson Cameli sancionou no dia 05 de julho a Lei que dispõe sobre a contratação temporária, em caráter excepcional, de médicos formados no exterior, com habilitação para o exercício da medicina no país de origem, conforme a lei do Programa Mais Médicos. Com a lei sancionada tanto o Estado quanto os municípios podem abrir editais.
Logo após a sanção, o deputado Alan Rick solicitou ao governador Gladson a publicação de edital para a contratação emergencial de médicos formados no exterior com ou sem experiência no Programa Mais Médicos, para atuar principalmente nos municípios do interior.
“Pedi ao governador urgência na publicação do edital. Os profissionais de saúde do Estado precisam nesse momento de pandemia de toda a ajuda possível”, disse o deputado.
Os editais devem cumprir a seguinte ordem de prioridade: médicos brasileiros formados no exterior sem CRM com experiência no Programa Mais Médicos – PMM; médicos estrangeiros sem CRM com experiência no PMM; médicos brasileiros formados no exterior sem CRM e sem experiência no PMM; e médicos estrangeiros residentes no Brasil que tenham exercido a medicina no país de origem.